sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TDAH E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

TDAH E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

A criança com Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) muitas vezes é chamada de burra, por pais e professores, porém ao contrário do que se pensa, o TDAH possui inteligência sim, e muitas vezes acima da média das demais crianças. Para um bom diagnóstico profissional, sempre o Psiquiatra ou neuropediatra infantil precisam pedir uma avaliação neuropsicólogica irá definir quantitativamente o nível de inteligência e não somente esta mais uma série de outras capacidades, assim juntando-se outros exames de outros profissionais o médico saberá diferenciar e diagnosticar exatamente o TDAH. outros exames interessantes são Cardiológico, hormonal (tireóide), respiratório, pois estes são fatores que possivelmente causam hiperatividade, que no caso seria uma cormobidade e não o TDAH. 
Muitos pais chegam ao consultório contando que seu filho "era" ou "parecia ser" inteligente até começar a estudar, andou rápido, falou cedo, monta e desmonta tudo, conta histórias como ninguém, porém não consegue aprender ler e escrever, ou as realiza porém com dificuldade, às vezes até pensamos que nunca conseguirão, porém sua inteligência está ali, guardadinha, apenas não a usa suficientemente por causa da desatenção. 

A aprendizagem da criança com TDAH não se dá por causa da desatenção, a criança ou adolescente, não aprende por dificuldade de atenção nas explicações dadas pelo professor e assim não memoriza nada, logo, não aprende, isto é bem diferente de falta de inteligência.







 O professor será orientado a oferecer aulas mais dinâmicas, diferenciadas, práticas, "interessantes" e o aluno será estimulado à estas aulas, que, inseridas em um cotidiano real, façam parte de seus interesses, assim mais interessado, conseguirá respostas positivas,  sua auto-estima recupera-se e aumenta a vontade de aprender a consequência será um melhor rendimento escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário