quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aprender é preciso, querer também é



Sabemos que para aprender é necessário querer, isso já foi estudado e citado por vários autores como Emília Ferreiro, Vygotsky, entre outros. Porém na prática precisamos canalizar nosso olhar para esta questão. Em minha prática Pedagógica tenho observado crianças desestimuladas, desinteressadas, desmotivadas para aprender, "ser alguém", como dizia minha mãe há alguns anos atrás. Crescem o número de crianças que estando em séries já avançadas não sabem ler e escrever. Então me motivei a desenvolver um projeto em escolas públicas municipais onde eu trabalho como Fonoaudióloga Escolar. Alunos de 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental foram triados com testes de linguagem, leitura e escrita e separados quanto à sua dificuldade de aprendizagem para fazerem parte do projeto que denominei "Bem Aprender". Para aprender é preciso estar bem, dentro de uma visão holística, bem consigo mesmo e com o mundo que me cerca. Então objetivos foram desenvolvidos baseados nesta visão onde o ser como um todo é um ser "Humano", que é Espírito, Corpo, Família, Sociedade e Emocional. É preciso RE-FAZER, resgatar esse ser humano na sua amplitude para que possa querer, viver e "ser alguém". Querer aprender, estudar, mostrar a todos que consegue, pode, principalmente a si próprio. As atividades neste projeto levam não somente a criança, mas toda sua comunidade escolar, social e familiar a pensar,  na real necessidade de aprender. Os frutos já estamos colhendo, posso ver em menos de 3 meses, alunos que se gostam e respeitam a si próprios. Aqui os nossos primeiros trabalhos foram de resgate de auto-estima e também resgate espiritual onde oramos, cantamos, e desenvolvemos atividades lúdicas neste contexto.

Leia também:
Artigo - Maria Cecília Castro Gasparian - Psicopedagogia Institucional uma visão sistêmica.
Livro - Visão Holística Em Psicologia E Educação - Roberto Crema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário