TDAH e a escola
Orientações de manejo do TDAH no
ambiente escolar
O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade
(TDAH) apresenta diversos sintomas, além de desatenção, hiperatividade e
impulsividade, que são os mais frequentes e evidentes.
Irritabilidade,
desorganização, dificuldade na gestão do tempo, baixa capacidade de planejamento
e execução de tarefas, baixa tolerância à frustração, inadequação social,
dificuldade na solução de conflitos, imaturidade emocional, baixo interesse por
atividades longas e monótonas, entre outros, também podem ser características de
uma criança / adolescente com TDAH. Adicionalmente, outros problemas
comportamentais, emocionais, de aprendizagem ou de linguagem podem estar
associados ao TDAH.
O ambiente escolar, por sua vez, pode ser um grande
aliado no manejo destas crianças / adolescentes como também pode tornar-se mais
um desafio em suas vidas.
A escola tem papel fundamental na vida do aluno e,
ao encontrar uma escola comprometida e educadores capacitados, presentes e
cuidadosos, ele terá melhores condições de superar suas dificuldades e
desenvolver suas potencialidades.
Vamos a algumas dicas práticas de manejo do
aluno com TDAH no ambiente escolar. Estas dicas estão agrupadas por áreas de
atuação da escola e do educador.
COMUNICAÇÃO:
a comunicação com o
aluno deve ser breve, objetiva e clara, garantindo que ele esteja atento ao
interlocutor. Deve-se evitar frases e comandos longos ou que envolvam um grande
número de tarefas.
a comunicação entre a família, a escola e os profissionais
que cuidam do aluno é uma grande ferramenta para um desempenho escolar
satisfatório.
REGRAS E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:
o aluno deve saber
quais são as regras da escola e as consequências do não cumprimento destas
regras. Isto não deve ser colocado como uma ameaça mas como informação para que
ele possa adequar-se ao funcionamento da escola.
a impulsividade é um dos
fatores que frequentemente faz estes alunos ultrapassarem os limites e
desrespeitarem as regras. Estes fatos devem ser apontados e o aluno deve ser
orientado a identificar situações de risco, onde o respeito às regras pode ser
comprometido.
bom senso não é algo fácil de ser encontrado nestes alunos. O
educador não pode “esperar” que ele perceba situações implícitas. Conversas
claras e pontuais podem ajudar o aluno a conhecer melhor suas dificuldades e
habilidades e, consequentemente, melhorar sua atuação na escola.
punições,
advertências e suspensões não garantem o aprendizado de comportamentos
adequados. Estas ações devem ser restritas a situações
cabíveis.
OBJETIVOS E METAS:
o aluno deve ser implicado em seu
processo de aprendizagem e acompanhar os resultados de seu desempenho escolar.
As informações e decisões não devem ficar limitadas ao eixo escola-família. Ele
deve ser informado periodicamente de sua situação e fazer parte do
estabelecimento de objetivos e metas.
os objetivos e metas devem ser
possíveis de serem alcançados pelo aluno.
deve-se fazer acordos com o aluno e
oferecer feed-back de seus resultados.
ROTINA DE ATIVIDADES:
o aluno
deve saber qual será a rotina diária da classe. Ela deve estar visível para que
ele possa acompanhar o desenvolvimento das atividades e adequar-se caso tenha se
distraído ou desorganizado.
esta rotina será aliada do aluno se oferecer
pequenos períodos de descanso e alternância de atividades mais ou menos
motivadoras e dinâmicas.
POSIÇÃO EM SALA DE AULA:
uma posição próxima
ao professor pode minimizar a oscilação da atenção do aluno.
portas e janelas
próximas ao aluno podem ser grandes distratores.
ORGANIZAÇÃO:
em geral, a
organização não é o ponto forte do aluno com TDAH. O suporte na organização,
sobretudo em situações de maior complexidade e que exigem uma maior habilidade
organizacional, é fundamental.
o aprendizado da gestão do tempo pode ser
facilitado com o acompanhamento da rotina disposta visualmente e com periódicos
e breves exercícios de previsão de tempo de cada tarefa.
um local para a
listagem de tarefas a serem realizadas pode ser um grande aliado do
aluno.
ajudá-lo a registrar as tarefas em sua agenda e riscar as já
realizadas é uma medida simples que pode facilitar o controle das
atividades.
SOCIALIZAÇÃO:
é importante ajudar o aluno a sentir-se
parte integrante, ativa e relevante no ambiente escolar. Suas características
positivas devem ajudá-lo a sentir-se útil e aceito no ambiente escolar. Um
exemplo possível é convidá-lo a fazer parte do planejamento e da montagem de uma
feira pedagógica, cultural ou comemorativa. Esta ação envolve movimento,
dinamismo e os resultados são palpáveis.
os conflitos, quando possível, devem
ser resolvidos entre as partes envolvidas, com a mediação de um adulto,
proporcionando o aprendizado de suas soluções. Meras punições e notificações não
garantem este aprendizado.
a identificação de sinais de crise, como
envolvimento em discussões, excesso de agitação, irritabilidade, etc., é um
recurso importante. Nestes momentos a atuação do educador é valiosa para que o
aluno e a classe aprendam a buscar soluções e desenvolvam uma relação de
respeito e colaboração.
a alternância de atividades individuais e em grupo
pode promover uma melhor atuação social do aluno.
FATORES
EMOCIONAIS:
o aluno deve ser valorizado em seus pontos positivos (fortes), em
seus esforços e em suas conquistas.
os pontos negativos (fracos) devem ser
vistos como metas a serem superadas. As pequenas conquistas devem ser
constantemente pontuadas.
fracassos frequentemente fazem parte da vida do
aluno com TDAH. O educador pode ser um grande aliado na mudança da rota de vida
deste aluno.
a escola deve oferecer ajuda ao aluno, antes que ele desista
dele mesmo.
APRENDIZAGEM:
nem todos os alunos com TDAH apresentam
dificuldades pedagógicas. Muitas vezes a oscilação da atenção leva à baixa
retenção de informações na memória, comprometendo o aprendizado. Isto deve ser
diferenciado para que estabeleçam-se estratégias adequadas à origem do
problema.
os jogos, brincadeiras e atividades lúdicas são ótimos
viabilizadores e reforçadores do aprendizado. A motivação facilitará o
aprendizado.
os problemas específicos de aprendizagem devem ser identificados
para que tenham o direcionamento adequado. A equipe de profissionais que
acompanha o aluno pode oferecer o suporte necessário para o manejo destas
questões.
incentivar o aluno a tomar nota dos pontos mais importantes de cada
conteúdo e destacar com cores e sinais as informações essenciais são recursos
fortalecedores da aprendizagem.
estratégias de memorização podem ser
ensinadas pelo educador como auxílio para a aprendizagem.
LIÇÃO DE
CASA:
a lição de casa é facilmente encarada pelo aluno como um “monstro
impossível de ser domado”. Assim, ela deve ter como objetivo a revisão e a
prática do conteúdo ensinado e não o treino exaustivo de conteúdos dados.
a
quantidade e a dificuldade da lição de casa e dos trabalhos devem ser
compatíveis com o potencial do aluno.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
é
necessário adequar o conteúdo e a forma de avaliação, caso o aluno
necessite.
o conhecimento apresentado pelo aluno deve ser mais importante que
a quantidade.
proporcionar outras formas de expressão do saber, dentro dos
parâmetros possíveis para cada situação.
avaliações de longa duração podem
não permitir que o aluno mostre seu conhecimento sobre a matéria mas sua
dificuldade de gestão do tempo.
a competitividade excessiva pode ser uma
armadilha para o aluno com TDAH.
DIRETRIZES GERAIS PARA OBTENÇÃO DE BONS
RESULTADOS:
*flexibilidade, comprometimento e disponibilidade.
*respeito à
individualidade.
*a relação de autoridade deve ser pautada na confiança e no
respeito.
*disponibilidade para o cuidado com a relação
aluno-educador.
*cautela com estigmas e rótulos.
*elaboração em conjunto com
outros professores de estratégias de manejo do aluno.
*reavaliação frequente
das estratégias adotadas pela escola.
Estas são algumas orientações que
devem estudadas e definidas diante da necessidade específica de cada
aluno.
Christiane D’Angelo Fernandes - psicopedagoga
Dra. Saada R. S.
Ellovitch - neurologista infantil
Gostaria de acrescentar que antes de tudo, um adequado diagnóstico deve ser feito com um bom profissional Neuropsiquiatra e levando em conta uma equipe mutiprofissionais que juntos saberão com exatidão o diagnóstico verdadeiro pois TDAH pod...e se confundir com muitos outros transtornos e principalmente indisciplina e problemas emocionais, principalmente familiares, e que é muito importante este diagnóstico diferencial antes de qualquer administração de medicamentos! uma boa dica é que TDAH não possuem atraso ou retardo mental, pelo contrário são crianças muitas vezes com inteligência acima da média, mas que pelo fato da desatenção não conseguem demontrar seu verdadeiro potencial.Ver mais
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