quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TDAH e a escola



Orientações de manejo do TDAH no ambiente escolar

O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) apresenta diversos sintomas, além de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que são os mais frequentes e evidentes.
Irritabilidade, desorganização, dificuldade na gestão do tempo, baixa capacidade de planejamento e execução de tarefas, baixa tolerância à frustração, inadequação social, dificuldade na solução de conflitos, imaturidade emocional, baixo interesse por atividades longas e monótonas, entre outros, também podem ser características de uma criança / adolescente com TDAH. Adicionalmente, outros problemas comportamentais, emocionais, de aprendizagem ou de linguagem podem estar associados ao TDAH.
O ambiente escolar, por sua vez, pode ser um grande aliado no manejo destas crianças / adolescentes como também pode tornar-se mais um desafio em suas vidas.
A escola tem papel fundamental na vida do aluno e, ao encontrar uma escola comprometida e educadores capacitados, presentes e cuidadosos, ele terá melhores condições de superar suas dificuldades e desenvolver suas potencialidades.
Vamos a algumas dicas práticas de manejo do aluno com TDAH no ambiente escolar. Estas dicas estão agrupadas por áreas de atuação da escola e do educador.

COMUNICAÇÃO:
a comunicação com o aluno deve ser breve, objetiva e clara, garantindo que ele esteja atento ao interlocutor. Deve-se evitar frases e comandos longos ou que envolvam um grande número de tarefas.
a comunicação entre a família, a escola e os profissionais que cuidam do aluno é uma grande ferramenta para um desempenho escolar satisfatório.

REGRAS E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:
o aluno deve saber quais são as regras da escola e as consequências do não cumprimento destas regras. Isto não deve ser colocado como uma ameaça mas como informação para que ele possa adequar-se ao funcionamento da escola.
a impulsividade é um dos fatores que frequentemente faz estes alunos ultrapassarem os limites e desrespeitarem as regras. Estes fatos devem ser apontados e o aluno deve ser orientado a identificar situações de risco, onde o respeito às regras pode ser comprometido.
bom senso não é algo fácil de ser encontrado nestes alunos. O educador não pode “esperar” que ele perceba situações implícitas. Conversas claras e pontuais podem ajudar o aluno a conhecer melhor suas dificuldades e habilidades e, consequentemente, melhorar sua atuação na escola.
punições, advertências e suspensões não garantem o aprendizado de comportamentos adequados. Estas ações devem ser restritas a situações cabíveis.

OBJETIVOS E METAS:
o aluno deve ser implicado em seu processo de aprendizagem e acompanhar os resultados de seu desempenho escolar. As informações e decisões não devem ficar limitadas ao eixo escola-família. Ele deve ser informado periodicamente de sua situação e fazer parte do estabelecimento de objetivos e metas.
os objetivos e metas devem ser possíveis de serem alcançados pelo aluno.
deve-se fazer acordos com o aluno e oferecer feed-back de seus resultados.

ROTINA DE ATIVIDADES:
o aluno deve saber qual será a rotina diária da classe. Ela deve estar visível para que ele possa acompanhar o desenvolvimento das atividades e adequar-se caso tenha se distraído ou desorganizado.
esta rotina será aliada do aluno se oferecer pequenos períodos de descanso e alternância de atividades mais ou menos motivadoras e dinâmicas.

POSIÇÃO EM SALA DE AULA:
uma posição próxima ao professor pode minimizar a oscilação da atenção do aluno.
portas e janelas próximas ao aluno podem ser grandes distratores.

ORGANIZAÇÃO:
em geral, a organização não é o ponto forte do aluno com TDAH. O suporte na organização, sobretudo em situações de maior complexidade e que exigem uma maior habilidade organizacional, é fundamental.
o aprendizado da gestão do tempo pode ser facilitado com o acompanhamento da rotina disposta visualmente e com periódicos e breves exercícios de previsão de tempo de cada tarefa.
um local para a listagem de tarefas a serem realizadas pode ser um grande aliado do aluno.
ajudá-lo a registrar as tarefas em sua agenda e riscar as já realizadas é uma medida simples que pode facilitar o controle das atividades.

SOCIALIZAÇÃO:
é importante ajudar o aluno a sentir-se parte integrante, ativa e relevante no ambiente escolar. Suas características positivas devem ajudá-lo a sentir-se útil e aceito no ambiente escolar. Um exemplo possível é convidá-lo a fazer parte do planejamento e da montagem de uma feira pedagógica, cultural ou comemorativa. Esta ação envolve movimento, dinamismo e os resultados são palpáveis.
os conflitos, quando possível, devem ser resolvidos entre as partes envolvidas, com a mediação de um adulto, proporcionando o aprendizado de suas soluções. Meras punições e notificações não garantem este aprendizado.
a identificação de sinais de crise, como envolvimento em discussões, excesso de agitação, irritabilidade, etc., é um recurso importante. Nestes momentos a atuação do educador é valiosa para que o aluno e a classe aprendam a buscar soluções e desenvolvam uma relação de respeito e colaboração.
a alternância de atividades individuais e em grupo pode promover uma melhor atuação social do aluno.

FATORES EMOCIONAIS:
o aluno deve ser valorizado em seus pontos positivos (fortes), em seus esforços e em suas conquistas.
os pontos negativos (fracos) devem ser vistos como metas a serem superadas. As pequenas conquistas devem ser constantemente pontuadas.
fracassos frequentemente fazem parte da vida do aluno com TDAH. O educador pode ser um grande aliado na mudança da rota de vida deste aluno.
a escola deve oferecer ajuda ao aluno, antes que ele desista dele mesmo.

APRENDIZAGEM:
nem todos os alunos com TDAH apresentam dificuldades pedagógicas. Muitas vezes a oscilação da atenção leva à baixa retenção de informações na memória, comprometendo o aprendizado. Isto deve ser diferenciado para que estabeleçam-se estratégias adequadas à origem do problema.
os jogos, brincadeiras e atividades lúdicas são ótimos viabilizadores e reforçadores do aprendizado. A motivação facilitará o aprendizado.
os problemas específicos de aprendizagem devem ser identificados para que tenham o direcionamento adequado. A equipe de profissionais que acompanha o aluno pode oferecer o suporte necessário para o manejo destas questões.
incentivar o aluno a tomar nota dos pontos mais importantes de cada conteúdo e destacar com cores e sinais as informações essenciais são recursos fortalecedores da aprendizagem.
estratégias de memorização podem ser ensinadas pelo educador como auxílio para a aprendizagem.

LIÇÃO DE CASA:
a lição de casa é facilmente encarada pelo aluno como um “monstro impossível de ser domado”. Assim, ela deve ter como objetivo a revisão e a prática do conteúdo ensinado e não o treino exaustivo de conteúdos dados.
a quantidade e a dificuldade da lição de casa e dos trabalhos devem ser compatíveis com o potencial do aluno.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
é necessário adequar o conteúdo e a forma de avaliação, caso o aluno necessite.
o conhecimento apresentado pelo aluno deve ser mais importante que a quantidade.
proporcionar outras formas de expressão do saber, dentro dos parâmetros possíveis para cada situação.
avaliações de longa duração podem não permitir que o aluno mostre seu conhecimento sobre a matéria mas sua dificuldade de gestão do tempo.
a competitividade excessiva pode ser uma armadilha para o aluno com TDAH.

DIRETRIZES GERAIS PARA OBTENÇÃO DE BONS RESULTADOS:
*flexibilidade, comprometimento e disponibilidade.
*respeito à individualidade.
*a relação de autoridade deve ser pautada na confiança e no respeito.
*disponibilidade para o cuidado com a relação aluno-educador.
*cautela com estigmas e rótulos.
*elaboração em conjunto com outros professores de estratégias de manejo do aluno.
*reavaliação frequente das estratégias adotadas pela escola.

Estas são algumas orientações que devem estudadas e definidas diante da necessidade específica de cada aluno.

Christiane D’Angelo Fernandes - psicopedagoga
Dra. Saada R. S. Ellovitch - neurologista infantil

Um comentário:

  1. Gostaria de acrescentar que antes de tudo, um adequado diagnóstico deve ser feito com um bom profissional Neuropsiquiatra e levando em conta uma equipe mutiprofissionais que juntos saberão com exatidão o diagnóstico verdadeiro pois TDAH pod...e se confundir com muitos outros transtornos e principalmente indisciplina e problemas emocionais, principalmente familiares, e que é muito importante este diagnóstico diferencial antes de qualquer administração de medicamentos! uma boa dica é que TDAH não possuem atraso ou retardo mental, pelo contrário são crianças muitas vezes com inteligência acima da média, mas que pelo fato da desatenção não conseguem demontrar seu verdadeiro potencial.Ver mais

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